Introdução ao conceito de sistemas

Antes de aprender sobre sistemas, é preciso estar familiarizado com alguns conceitos importantes. Porque todos os sistemas tem conceitos base similares. Muitos que querem aprender a programar começam por aprender alguma linguagem de programação. Pode ser que se você seguir por esse caminho, não vai se dar conta de um fato importante, sobre qualquer linguagem de programação: todas compartilham um mesmo conjunto de regras – a lógica de programação.

O que é lógica

O que é lógica? É o padrão de raciocínio abordado nas etapas de desenvolvimento. Aprendendo o básico sobre a lógica de programação, um desenvolvedor estará apto a entender praticamente qualquer linguagem de programação. Assim, as regras e funcionalidades serão as mesmas, ainda tendo cada uma a sua nomenclatura e termos próprios.

Porque ela a lógica é importante na programação? A resposta é simples: os computadores funcionam baseados na lógica. Sendo assim, todos os sistemas funcionam baseados na mesma lógica. Em vista disso, podemos afirmar que a lógica é o princípio mais importante no desenvolvimento de programas e sistemas de computador.

Quando nós usamos um diagrama para representar estes conceitos fica mais fácil visualizar a lógica sendo aplicada para resolver um problema de maneira prática.

Diagrama de um sistema básico

Para este exemplo, vamos imaginar um diagrama de um sistema que irá calcular a média de pontos de um aluno em uma escola. Então, qual será a lógica utilizada para chegar a este resultado?

Um sistema que realize este calculo deve seguir os seguintes passos:

  1. Listar todas as notas
  2. Somar todas as notas
  3. Dividir o resultado pela quantidade de notas
  4. Apresentar o resultado

O seu diagrama ficaria como o exemplo abaixo:

Introdução ao conceito de sistemas

Assim sendo, o que se pode dizer sobre sistemas? De uma forma geral, sistemas são conjuntos de componentes que trabalham juntos para atingir um objetivo. Então, dentro desta explicação, se enquadra os vários sistemas que possuímos em nosso corpo: sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestivo, etc…

No nosso cotidiano, temos os sistemas de fornecimento de serviços públicos, sistemas eletrônicos (como este aparelho que você está utilizando agora), dentre outros.

Então, percebe como todos estes exemplos são formados por vários componentes que trabalham juntos por um objetivo? No caso dos sistemas de informação, se enquadram muitos outros exemplos. Sistemas de software, hardware, redes de computador e dados pelo mundo todo.

Alguns exemplos

  • Software: neste exemplo, os componentes são conjuntos de instruções que dizem ao computador as funções que ele deve executar em cada tarefa.
  • Hardware: o computador, celular e qualquer outro aparelho eletrônico, tem vários componentes que trabalham em conjunto para executar tarefas.
  • Redes: possibilitam a troca de informação entre máquinas e usuários. São conjuntos compostos por clientes, servidores, aparelhos como roteadores, etc…
  • Dados: são os conjuntos de informações mais diversos como: informações sobre clientes, produtos, estoque, valores, etc…

A web: sistema de requisições e respostas

Web: sistema de requisições e respostas

Vamos nos familiarizar com o funcionamento das coisas na internet. Você está agora navegando na internet e lendo este artigo. Mas, como ele chegou até você?

Você é o usuário e para ter acesso a informação na internet, precisa de um meio pelo qual irá se conectar a rede de informação da internet. Assim, você usa um navegador que está instalado no seu sistema operacional, seja do seu computador ou celular.

Então, você como usuário, usa um navegador para se conectar a internet. A partir daí, o seu navegador faz uma requisição. Talvez você tenha feito uma busca por um assunto no Google. Isso quer dizer que ao acessar o link do Google, enviou uma requisição para um servidor, neste caso, o servidor do Google.

De maneira instantânea, esta requisição foi atendida pelo servidor, que enviou dados em resposta. Estes dados são os arquivos com as linguagens de programação que compõem a interface do Google. Você digitou a sua busca. Assim que você confirmou, o seu navegador enviou mais uma requisição, solicitando que o Google fizesse a sua varredura e novamente, retornasse com os dados referentes à sua busca.

Neste momento, é possível que você tenha visto entre os dados que ele retornou, em forma de lista de páginas, o link da página que você está agora. Quando você clicou neste link, o seu navegador fez novamente uma solicitação. Mas, agora ao servidor onde está hospedado o site Estação Aberta. Daí, o nosso servidor retornou para você os arquivos necessários para montar esta página que você está lendo agora. O seu navegador leu estes documentos e os transformou na página que você está lendo agora.

Esquema de um sistema web básico

O esquema abaixo mostra melhor como isso funciona:

Sistema web simples com requisição e resposta
Sistema web simples com requisição e resposta baseado em HTML, CSS e Javascript

Você notou o ciclo constante de envio de requisições e respostas que existe entre você, por meio do seu navegador, e os servidores do conteúdo que você consome na internet?

Este é o ciclo de qualquer sistema web.

Participe desta postagem
Nenhum comentário por enquanto
Seja o primeiro a comentar!

Fique tranquilo! Seu endereço de e-mail não será publicado. Política de comentários

*
*